Liderança confirmada

Publicado a 01/06/2010, 13:46 por Odivelas Basket   [ atualizado a 01/06/2010, 13:54 por Rui Goncalves ]
Na 7ª jornada da série B do Torneio de Encerramento do Campeonato Distrital de Lisboa de sub-14 femininos, as nossas meninas receberam e bateram o Moscavide por 54-25. O resultado confirmou a vitória do OBC no Torneio de Encerramento, apesar de ainda existir uma partida por realizar, diante do União do Forte, na próxima quinta-feira. Com o triunfo frente ao Moscavide, o Odivelas Basket leva já uma série de oito vitórias consecutivas, contando as seis jornadas disputadas no Torneio de Encerramento e as duas últimas da 2ª fase do Campeonato Distrital de Lisboa.

O embate deste domingo representava um teste à evolução das nossas meninas, uma vez que o Moscavide foi uma das equipas que o OBC defrontou num amigável de pré-época, em meados do mês de Novembro passado, tendo, na altura, o Odivelas Basket sido derrotado por 26 pontos (43-69). Agora, cerca de seis meses e vinte jogos depois, as nossas atletas provaram dentro de campo que as melhorias são evidentes, com mais uma exibição na linha do que tem sido o final de temporada das Sub-14 do OBC, ou seja, com uma entrega extraordinária, sobretudo na defesa.
A defesa agressiva é, de facto, a imagem de marca da equipa e, se em muitos jogos há lapsos que permitem cestos fáceis às adversárias, desta vez as meninas entraram concentradíssimas na tarefa de parar o ataque do Moscavide, o que se traduziu num parcial de 14-2 nos primeiros dez minutos de jogo. Depois, no segundo período, o Moscavide fez alinhar a sua atleta mais poderosa, mas, fruto de uma grande atitude defensiva da nossa Noélia José (com a importante ajuda da Joana Antunes), o intervalo chegou com a tal atleta do Moscavide em branco e o marcador a assinalar uma vantagem de doze pontos para o Odivelas (20-8).

No regresso dos balneários, o Odivelas Basket teve, ao contrário do que tem sido hábito, uma entrada fortíssima, que «deitou por terra» quaisquer expectativas do Moscavide. Um parcial de 23-9, alicerçado numa defesa pressionante e transições rápidas para o ataque, decidiu o encontro e daí até final houve possibilidade de gerir o esforço das atletas, até porque o OBC se apresentou com apenas nove jogadoras, incluíndo uma atleta adoentada, outra ainda em fase final de recuperação de uma lesão e ainda uma outra que não treinava há mais de um mês.

Pelo Odivelas Basket, alinharam e marcaram:

Inês Guerreiro (9), Beatriz Guerra (2), Inês Cunha (24), Rute Jacinto, Sara Pereira (5), Mariana Freire (4), Joana Antunes, Noélia José (8), Margarida Lourenço (2).


Resultado final: 54-25

Resultado ao intervalo: 20-8
Parciais por período: 14-2, 6-6, 23-9, 11-8


Por: Ricardo Reis
Comments