CRÓNICAS DUM TREINADOR - As minhas

Publicado a 12/05/2011, 07:35 por Odivelas Basket   [ atualizado a 12/05/2011, 10:40 por Rui Goncalves ]
Na sequência destas crónicas, venho debruçar-me sobre a FILOSOFIA de Jogo que se pretendeu implementar no Odivelas Basket Clube.
Desde o início que se pretendeu introduzir nas nossas Equipas o seguinte "Estilo" de Jogo:
DEFESA AGRESSIVA e CONTRA-ATAQUE.
O porquê desta opção:
Tenta-se "dotar" os nossos Atletas de rapidez de execução, de agressividade e de intensidade.
Eu, como Treinador dos sub18 masculinos, desde sempre que nos meus treinos tento aplicar estas definições, o que tem resultado num desenvolvimento enorme nos nossos Atletas.
Quem viu o Zé, o Djaló, o Ricardo, o Rafael, o Bruno Silva, o Luis e até o Artur à cerca de 2 anos atrás e os vê agora, nota uma evolução significativa. Por vezes conseguimos fazer 1 ou 2 períodos durante um Jogo com enorme intensidade defensiva e muita rapidez nas transições defesa-ataque, o que provoca momentos agradáveis a quem está a assistir.
Eu tenho pena que nestes dois anos não tenha tido sempre 10/12 atletas para treinar, mas temos de reflectir sobre a realidade e para mim, considero que atingi os Objectivos que o Clube me pediu.
Dá-me um enorme prazer observar estes jovens na prática desta difícil modalidade, pois já tiveram performances de bastante Qualidade.
O PRESENTE e o FUTURO estão a ser bem preparados, pois todos estes Atletas ainda serão sub18 para a próxima época, com a subida de 3/4 dos sub16 e a vinda de 2/3 atletas de outros Clubes iremos fazer um Grupo Forte, penso eu.

OXALÁ todos continuem a jogar no OBC.

Ricardo Gaspar
Comments